Count | Due Diligence do jeito fácil

Agora os serviços de correspondência jurídica e retiradas de documento da Docato são controlados pela Count. Saiba mais.

Logo Count

Conteúdos sobre o universo jurídico

26/06/2020

4 dicas para tornar seu home office mais produtivo

Muitos desejam trabalhar na modalidade home office pensando em comodidade, economia e flexibilidade de horário, porém é necessário disciplina para que a produtividade não seja prejudicada.

O momento desafiador que estamos vivenciando forçou empresas, escritórios e profissionais a adotarem esse modelo de trabalho e isso gerou novos cenários e contratempos, já que a maioria da população não estava habituada a trabalhar desta forma.

Não somente no que diz respeito à adaptação ao home office, mas também o isolamento em si trouxe novas perspectivas. Notícias diárias da evolução da pandemia, incertezas e medo são fatores que acabam interferindo na produtividade, até mesmo para aqueles que já estavam adaptados ao trabalho remoto.

Por este motivo, considerando as condições de trabalho nesse momento tão delicado e desafiador, selecionamos algumas dicas de como tornar o seu home office mais produtivo.


1 – Separe um local de home office e organize-o

Escolher um local adequado para home office nem sempre é fácil. É necessário um local onde você possa trabalhar com o mínimo de interferências e distrações possível. Neste espaço você vai executar sua rotina e informar ao seu cérebro que naquele espaço o trabalho será desempenhado. O importante é ter a consciência de que você não está em um momento de lazer, tampouco em um espaço de lazer, mas sim em sua empresa/escritório caseira.

Se você não mora sozinho(a), essa definição de espaço de trabalho é primordial, para que as pessoas que convivem com você, respeitem e não interfiram enquanto você estiver ocupado. Sabemos que uma grande dificuldade de trabalhar em casa é convencer quem mora com você de que você está efetivamente trabalhando, não é mesmo?

Depois de finalmente escolher o espaço, deixe o ambiente bem iluminado, com uma cadeira confortável e uma xícara com café bem quentinho, da mesma forma que faria se estivesse no seu escritório/empresa. Isso facilitará sua adaptação e aumentará seu desempenho.


2 – Estabeleça prioridades

Muitos profissionais, antes mesmo de continuar a executarem suas tarefas, precisaram se adaptar à algumas tecnologias, aplicativos, ferramentas virtuais. Diversas foram e estão sendo as mudanças nesse sentido, para aprimoramento e continuidade do home office, tendo em vista a necessidade do isolamento.

Por isso, priorizar tarefas é de suma importância para melhor aproveitamento do tempo, evitar acúmulo de atividades ou perder prazos importantes. Organização e planejamento são essenciais para um bom home office, afinal, para executar qualquer ação ou tarefas o primeiro passo é o planejamento de etapas a serem cumpridas.


3 – Gerenciador de tarefas para trabalho em equipe

Utilizar plataformas que possuem gerenciadores de tarefas individuais e de equipe facilitam muito a organização, não só das suas próprias demandas, mas do time como um todo. Com um bom gerenciador é possível acompanhar o desenvolvimento e execução das tarefas, sem ter que contatar cada profissional para verificar o andamento das atividades.

Realize reuniões com frequência para manter os objetivos, comunicação e compartilhamento de ideias da equipe alinhados. Saber as dificuldades que sua equipe está enfrentando e trabalhar para amenizá-las faz toda a diferença e pode salvar seu negócio.


4 – Gerenciamento e otimização do home office

Administrar o tempo no conforto do seu lar talvez seja o maior desafio, afinal são muitas as distrações que podem prejudicar ou consumir seu tempo produtivo. Estabelecer horários de trabalho e de descanso são fundamentais.

Iniciar uma tarefa e logo acessar aplicativos de mensagens ou redes sociais interferem e muito na rotina, mas isso também não quer dizer que você não possa fazer ao longo do dia! Separe aquele tempinho que utilizava para o café no escritório/empresa, para acessar esses dispositivos ou aplicativos. Dessa forma, é possível administrar o tempo e se concentrar quando estiver realizando uma atividade.

Acompanhar e verificar qual tipo de distração que está interferindo ou roubando seu tempo também é uma forma de manter sua produtividade, afinal, no home office é você o responsável por administrar seu tempo. Cumprir as suas metas e permanecer com a mesma qualidade é o que fará a diferença dentro deste novo cenário.


Victor Pellizer Iritsu

Desenvolvedor