Count | Due Diligence do jeito fácil

Agora os serviços de correspondência jurídica e retiradas de documento da Docato são controlados pela Count. Saiba mais.

Logo Count

Conteúdos sobre o universo jurídico

05/06/2020

4 dicas para se reinventar em meio à crise

Em toda crise, é necessário lidar com determinadas situações antes não experienciadas, e a capacidade de se reinventar é um fator determinante para superá-las.

Um grande facilitador nesses momentos é a utilização da internet, pois, através dela, é possível obter informações com rapidez e compartilhar experiências e soluções. Isso, por si só, aumenta suas chances de encontrar ideias inovadoras para seu ramo de atuação e, como sabemos, no âmbito jurídico as mudanças são constantes, cabendo ao advogado estar sempre atualizado, pois seus conhecimentos são confrontados a todo momento.


Confira 4 dicas da Count para você se reinventar:


1 – Liderança e Inovação

Normalmente nos momentos de crise, onde os ânimos estão tensos e a situação é delicada, a capacidade do líder em assumir responsabilidades e tomar decisões é colocada a prova.

São nessas circunstâncias em que a liderança tem o papel fundamental de transmitir confiança e tranquilidade aos seus colaboradores e clientes, bem como estimular sua equipe a cooperar e buscar soluções para vencerem juntos os desafios encontrados.

Envolver e ouvir a equipe não só motiva como também pode inspirar a trazer soluções. Essa união de forças é mais um grande diferencial para que seu escritório enfrente e supere o período de dificuldade.

Se reinventar na crise consiste em se desafiar e buscar, diante das dificuldades, oportunidades de aprender e evoluir.

Seguem algumas sugestões para aprimorar e inovar em um momento como esses:

– Alternativas de trabalho remoto (ex. home office)
– Automatização de procedimentos
– Captação de clientes (compatível com código de ética da OAB)
– Empreendedorismo
– Estratégias de otimização de funções
– Formas de cobranças de honorários
– Marketing digital
– Relacionamento com clientes
– Tecnologia
– Tendências de mercado

Essas são apenas algumas sugestões para que possa adaptá-las de acordo com as necessidades e modelo de escritório. Adotar uma postura empresarial em seu escritório pode fazer dele mais competitivo e destacar-se dos demais.


2 – Aprimoramento profissional contínuo

Manter-se atualizado por si só já evita inúmeras situações adversas, contudo sabemos que muitas vezes a responsabilidade por uma crise não está relacionada a falta de planejamento ou estratégias por exemplo, e sim a fatores externos. Por essa ótica, quando se mantém atualizado os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas, as chances de estar preparado para enfrentar essas circunstâncias é muito maior e mais assertiva.


3 – Gestão de tempo e agenda

Essa é uma busca constante independente de crise, pois para criar, inovar e implementar novos modelos de atuação, é preciso reduzir o tempo gasto com atividades já existentes. E para que isso seja possível é necessário buscar formas de otimizar as tarefas manuais que possam ser automatizadas ou terceirizadas.

Além de ser uma solução prática para aumentar a produtividade, obtém-se agilidade, amplia-se a eficiência dos serviços, melhora a organização e padronização de tarefas e/ou documentos, ganha-se tempo para definir quais as melhores estratégias para superar e evoluir com a crise e principalmente proporciona tempo para estabelecer ou restabelecer as relações de confiança com sua rede de clientes.


4 – Comprometimento com os clientes

Dedicar-se às necessidades dos clientes é crucial, afinal de contas, se os fatores que deram causa a crise são externos, eles também podem estar vivenciando esse período. Desta forma, demonstrar comprometimento, responsabilidade, compreensão e que seu escritório se mantém focado nas soluções de suas dores, resultam em maior confiança por parte do cliente.

Os clientes buscam não somente conhecimento técnico mas atendimento personalizado. Ganha vantagem aquele que consegue entender e conduzir com seriedade as necessidades do seu cliente principalmente nesse período.

Em momentos de crise é fundamental, mais do que nunca, fidelizar os clientes que já possui.

Gostou das dicas? Conte conosco sempre!


Victor Pellizer Iritsu

Desenvolvedor